Maternidades no Plural
Sinopse
Não percebemos ainda quão complexo é o atual projeto de felicidade no casamento. Não fomos preparados para ele. Ainda pensamos que o amor resolve tudo ou que com bom senso equacionaremos as coisas. Contudo, as estatísticas mostram que a maioria não consegue fazê-lo. O número crescente de divórcios, o incremento das queixas, a insatisfação matrimonial e a dificuldade dos solteiros em achar um companheiro são testemunhos da árdua tarefa de ajustar tantas expectativas. O atual modelo de casamento igualitário, voltado à felicidade pessoal e ao amor eterno, exige um ajuste de expectativas que não era necessário no século XIX e no início do século XX. É preciso mudar as perspectivas e as regras de convívio. Temos de adquirir competências matrimoniais que até há pouco nem sequer imaginávamos necessárias. É disto que trata A equação do casamento: dos ajustes de desejos que cada um tem de fazer consigo - e também com seu companheiro. A equação apresenta seis dimensões que as pesquisas mostram ser cruciais para que marido e mulher permaneçam casados e tenham satisfação em fazê-lo. Ela permite discutir o casamento contemporâneo e serve para você refletir sobre o seu próprio casamento e o que pode (ou não) ser mudado nele.
Resenha
" Nos vimos mais uma vez mergulhadas numa situação em que não encontramos precedentes ( e eles devem ter existido), sem saber direito como fazer e por onde começar. "
Conversar sobre o Ser Mãe sempre algo prazeroso e divertido pra mim. Mesmo em momentos de crise ou dúvida encontrar alguem que deseje ouvir, ajudar ou trocar figurinhas me deixava mais tranquila em relação à maternidade.
O inicio desse processo não foi muito fácil pois fui a primeira mãe do meu grupo de amigos que estavam mais focados na vida profissional do que com vontade de ser pais. Então tive que aos trancos e barrancos criar uma base de apoio que pudesse entender como eu me sentia e o motivo de me comportar como fazia.
Fora enfrentar todos os mitos que rondam a maternidade, então foi muito bom ler as experiências de seis mães em Maternidades no Plural. São relatos divertidos, tocantes e reais. Experiências únicas e especiais que me fizeram recordar com nostalgia alguns momentos que experimentei alem de conhecer situações diferentes das que vive.
Como tudo na vida só se sabe o que é uma experiência ao viver e o Ser Mãe é exatamente assim pois mesmo com situações semelhantes as reações podem ser bem diferentes e gerar sentimentos diferentes.
Gostei demais de conhecer a experiência de cada uma dessas mulheres e juro que senti vontade de fazer parte do grupo de amigas delas para sempre trocar figurinhas pois como dizem : " Filho criado ,trabalho dobrado. "
4/5 estrelas