• Home
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Livros
  • /
  • Filmes
  • /
  • Promoções
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Release
  • /
  • Cover
  • /
  • Contato
  • Mulherzinhas #Resenha Penguin

     


    Edição da Penguin-Companhia traz as aventuras das quatro irmãs March com prefácios de Patti Smith e Elaine Showalter.

    Mulherzinhas é considerado um dos livros mais influentes de todos os tempos. Ultrapassando a barreira das idades, esse romance é lido com a mesma paixão por adultos e jovens. A história das irmãs March se tornou um clássico feminista que reflete sobre a tensão entre obrigação social e liberdade pessoal e artística para as mulheres. Cada leitor terá sua irmã favorita: a independente Jo, a delicada Beth, a bela Meg ou a artista Amy. Essas quatro mulheres e sua mãe, Marmee, enfrentam com diligência e honra as privações da Guerra Civil americana, e se tornaram um sucesso instantâneo já em 1868.

    “Muitos livros maravilhosos me fascinaram, mas, com Mulherzinhas, algo extraordinário aconteceu. Eu me reconheci, como num espelho, naquela menina comprida e teimosa que disputava corridas, rasgava as saias subindo nas árvores, falava gírias e denunciava as afetações sociais. Uma menina que podia ser encontrada encostada num enorme carvalho com um livro, ou em sua escrivaninha no sótão, debruçada sobre um manuscrito. Ela era Josephine March. [...] Uma menina americana do século XIX que teimava em ser moderna. Uma menina que escrevia. Como incontáveis meninas antes de mim, vi como modelo uma que não era como as outras, que possuía alma revolucionária, mas também noção de responsabilidade. Sua dedicação à sua arte me deu meu primeiro vislumbre do processo do escritor e fui tomada pelo desejo de abraçar essa vocação. Os passos em falso que ela dava, dos cômicos aos ousados, eram invejáveis, e me concediam permissão para dar os meus.” — Patti Smith


    Resenha

    Eu vi a primeira versão para o cinema no lançamento pois é o estilo de filme que eu sempre gostei, mas não imaginava que era baseado num livro que tive a oportunidade de ler no Clube de Clássicos Zahar de 2020. Desta vez tambem aproveitei para rever aquela versão e depois fui no cinema  a segunda versão para perceber como é bem mais fiel à obra e não menos romântica e tocante mesmo com seus cortes rápidos e apresentando uma visão interessante de Jo. 

    Como gosto muito dos prefácios dos livros peguei a edição da Penguin para ler e reler os trechos que mais gostei. Afinal da mesma forma que a leitura toca o coração de uma forma a depender do estado de espírito do leitor, as visões de quem escreve essas introduções é diferente e a tradução pode ter toques  sutis da visão e vivência de seu tradutor. Me apaixonei pela visão  de Elaine Showalter da qual marquei mais de dezesseis quotes.

    " No entanto, por mais que Alcott houvesse internalizado o papel de solteirona solitária, cujo cérebro e corpo gera palavras em vez de bebês, quando começou a escrever seu romance autobiográfico ela não se rendeu à autocomiseração, ao sentimentalismo lacrimoso e à religiosidade lúgubre que caracterizava tantos escritos femininos do período. Sua admiração pelos romances de Dickens a ajudou a ver o lado cômico de seus personagens."

     A experiência assim como da primeira vez que li foi inenarrável, única diferença foi que não voltei a mergulhar na profunda ressaca que tive antes. Acompanhar a jornada de vida das irmãs March e suas marchas de autodescobertas e descobertas é marcante e única assim como essas admiráveis mulheres. Cada uma a sua forma é capaz de tocar o nosso coração e fazer em algum momento a gente se ver na mesma situação retratada.

    É uma leitura que recomendo sem medo.

    A edição da Penguim prima por uma excelente tradução e ótimos conteúdos extras que é o que acredito que encareça o livro da editora . Raramente me empolgo com as capas da editora mas neste caso, amei muito a escolha da fonte, das cores e dos objetos que mostram cada irmã. Para quem já conheceu livros de diversas editoras, esses detalhes fazem toda a diferença na leitura.

    5/5 estrelas.







    0 comentários :

    Postar um comentário